CATURRAS

Fotos das minhas caturras em baixo



A CATURRA( nymphicus hollandicus)
A caturra encontra-se distribuida um pouco por todo o interior da Austrália. Apresenta um tamanho  entre os 30 e os 32 centímetros aproximadamente.
No seu ambiente selvagem , diferença entre machos e fêmeas vê-se pela diferente intensidade das cores da plumagem. Os machos têm a cabeça e as faces predominantemente amarelas , enquanto as fêmeas quase não apresentam a côr amarela.

As caturras são aves extremamente gregárias que, normalmente têem uma boa convivência entre si. De um modo geral , também o têm com outras aves , mesmo que estas sejam de menor porte ou mais frágeis . Não as mantenha juntamente com outras espécies de periquitos , pelo menos com espécies que possam ser agressivas . Se não tiver companheiras da mesma espécie , uma jovem caturra poide desenvolver laços de afectividade com o seu tratador . Por isso se ppretende manter um exemplar sozinho numa gaiola deverá proporcionar-lhe muito afecto. 


As caturras tanto podem ser criadas em aviários ao ar livre como em gaiolas interiores , note que uma gaiola deve ser suficientemente alta para que a ave não bata com a crista no tecto e com largura suficiente para que a ave possa exercitar as asas sem as danificar contra a rede. 


A malha da gaiola ou viveiro deve ser de um material resistente pois os seus bicos têm uma capacidade destrutiva considerável e elas adoram roer tudo ao seu alcance.

As caturras são aves muito resistentes que podem mesmo durante o inverno permanecer numa gaiola exterior , bastando para isso que esta disponha de um local onde se possam abrigar da geada.

A sua dieta consiste numa mistura de vários tipos de milho painço , aveia descascada , sementes de girassol, e cânhamo. Também apreciam alimentos verdes e frutos , durante a época de gestação deve dar-lhes alimento á base de ovos e cálcio e arenito para ajudar ao processo digestivo.

As caturras são aves gregárias e muito activas que gostam de roer , trepar e interagir com outras aves da mesma espécie . também podem aprender a imitar a voz humana  , embora não sejam muito boas faladoras.
A caturra é um animal relativamente fácil de reproduzir, o ninho é construido numa caixa de ninho fechada que deve ter entre 35 e 38 cm de altura, com uma largura e uma profundidade de 25 cm, bem como uma abertura de 7-8 cm. De acordo com a idade e a condição fisica da fêmea, a postura pode variar entre os 3 e 9 ovos embora a média seja de 4 a 6 ovos. A fêmea choca os ovos durante 18 a 21 dias , aproximadamente e é auxiliada pelo macho . As crias são alimentedas por as ambas aves adultas , mas principalmente a fêmea. A plumagem tem inicio após quatro ou cinco semanas , aproximadamente . As crias continuam a ser alimentadas pelos progenitores , mas ao fim de sete ou oito semanas são totalmente independentes.
Por volta dos seis meses as jovens caturras atingem a maturidade sexual, antes dessa idade os machos não terão ainda a plumagem definitiva.
Existem actualmente diversas mutações cromáticas das espécies selvagens ( cinzento) entre ela caturras brancas , amarelas , pastel, malhadas.

Todos aqueles que pretendem ter esta ave como animal de estimação devem ter presente que estas aves vivem cerca de dez anos ou mais .









Sem comentários:

Enviar um comentário